Calendário anual do ‘Horas de Estudo’ é concluído durante simpósio

Educação
25/11/2010 15h56

Professores, coordenadores escolares e suportes pedagógicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) inseridos nas modalidades educação infantil e ensino fundamental do programa ‘Horas de Estudo' concluíram as atividades estabelecidas no calendário anual durante o ‘I Simpósio de Práticas Educativas de Educação Infantil'. O encontro aconteceu nesta quarta, 24, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), e contou com uma oficina ministrada pela professora da rede municipal de ensino, Joniely Cheyenne, que promoveu uma reflexão sobre o resgate da infância, no âmbito do ensino fundamental.

O objetivo do simpósio foi partilhar práticas educativas, de forma a gerir a dinâmica de interações sociais e as condutas de aprendizagem na rede municipal de ensino. "As experiências vivenciadas nas escolas durante o desenvolvimento dos projetos pedagógicos apresentados no simpósio foram motivo de orgulho para todos que se fizeram presentes. Compartilhamos relatos surpreendentes de coordenadores escolares e professores que utilizam um conteúdo pedagógico adequado para crianças de 3 e 5 anos, bem como os demais itens fornecidos pela Editora Positivo, responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil", declarou a coordenadora de educação infantil da Semed, Maria José Barreto.

Com muita música, brincadeiras de roda, jogos e discussões sobre as teorias de Piaget e Vygotsky, os participantes do evento compartilharam conteúdos sobre o desenvolvimento infantil. Foi nesse ritmo que professores do 1º ao 5º ano e coordenadores de unidades escolares que oferecem ensino fundamental concluíssem com êxito o calendário anual do programa ‘Horas de Estudo'. "Resgatar a criança é desenvolver a criatividade, a arte e a imaginação. É preciso incentivar os professores a despertar nas crianças o prazer de vivenciar a infância com momentos de interação e ludicidade", enfatizou a professora Joniely Cheyenne.

A professora Sônia Soares Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo pretende por em prática o que aprendeu. "Dou aula para crianças da 3ª série e sei o quanto é importante desenvolver atividades lúdicas com músicas e brincadeiras folclóricas, mesmo com a utilização das novas tecnologias, que em muito fascina as crianças", acrescentou Sônia.

Programa

O ‘Horas de Estudo' foi implantado na Rede Municipal de Ensino na década de 80. A partir de 2005, o programa desenvolveu inúmeras ações e atividades com o objetivo de aperfeiçoar o corpo docente, os coordenadores e os técnicos da Semed, abrindo espaços para discussões e troca de experiências com a oferta de palestras, oficinas e cursos. Durante as reuniões, os participantes compartilham experiências de atividades, sugerem material bibliográfico e discutem sobre variados temas pertinentes à educação.